Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Setembro Anarelo

 

Suicídio é…

O desejo da autodestruição, ou seja de tirar voluntariamente a própria vida, cometer ação fatal contra si, geralmente premeditada, às vezes deflagrada por crise emocional ou desespero; a realidade do suicídio tem se acentuada entre jovens de 15 a 29 anos segundo relatório da OMS e em sua maioria entre homens e no Brasil o alerta se estende também para homens acima dos 70 anos.

As principais motivações para o suicídio são transtornos Psicológicos como a depressão e crises de ansiedade; mas não somente estes, sofrimento social ou ambiental também são responsáveis pelo desencadeamento dessa ideação suicida; é mais complexo, trata-se de fatores biopsicossociais, desde a ansiedade pela formação e obtenção de sucesso educacional/ profissional, cobranças excessivas sobre si mesmo ou externas, situação financeira, relacionamentos difíceis, pressões pelo bom desempenho, desemprego entre outros motivos.

Como Identificar

A prevenção se trata de conhecermos os aspectos, trata-se da percepção de sinais de alerta dadas pelo indivíduo e dá atenção destinada a ele nesse momento. Se não sabemos identificar os sinais e não temos familiaridade quanto abordagem adequada, não conseguimos ajudar.

Na faixa etária da juventude é mais fácil identificar sinais como o desleixo no autocuidado desde a aparência até a questão da saúde, chegando a falta da higiene e apetite; a falta de vontade de participar de atividades em grupo, não quer ir para escola ou faculdade, o jovem normalmente se fecha, se isola, fica muito tempo na internet; ocorrem mudanças de humor muito repentinas; o uso excessivo de bebidas e/ ou outras drogas ou o início do uso destes. Além disso é importante ficar atento a atitudes automutilação, que podem ser a expressão de sofrimento do jovem por algum motivo; a automutilação pode ser usada como escape para ideias de morte.

Já na faixa etária dos adultos, o desejo da interrupção da vida pode estar associado à depressão e está se manifesta de forma mais violeta nos idosos, podendo apresentar picos de agressividade contra si ou contra outros; também pode ser perceptível a solidão ou apatia. As formas de expressão de desejo suicida de idosos se dá por expressões como “estou cansado de viver”…

Os sinais não se limitam à associação com a depressão, mas também aos fatores externos já vistos acima, como os fatores sociais.  

É sempre necessária ATENÇÃO.

Estatistica

A taxa de morte por suicídio é hoje superior as taxas de morte por AIDS e pela maioria dos tipos de Câncer.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia.

Fale…

As pessoas que passam por essa experiência não possuem conhecimento de como é comum a vivência deste sentimento e também não sabem como pedir ajuda. Quem opta pelo suicídio, pensa em matar a dor e não a vida.  

A melhor forma de PREVENIR O SUICÍDIO é falar sobre o assunto, que é algo real e que tem atingido e marcado a vida de muitas pessoas; é necessário se mostrar acessível para aqueles que passam por isso. É necessário OUVIR e OUVIR, dificilmente você poderá entender o que se passa na cabeça de quem enfrenta essa situação e não adianta você dizer que entende, porque não entenderá. A melhor forma de ajudar é simplesmente se dispor a ouvir, se fazer presente e se dispor a enfrentar isso juntamente a ela, desafia-la a não desistir. NÃO, NUNCA JULGUE, não é frescura. O sentimento de acabar com a dor pode sim ser passageiro, mas pode se concretizar em um momento inesperado, sem muita razão lógica. Simplesmente ocorre e muitas vezes não tem volta.

SUICÍDIO não é um TABU… é um problema de saúde pública que deve ser enfrentado de frente, as claras.

A realidade da sociedade atual tem formado relacionamento distantes, frios, de pouca comunicação e de muito menos afeto; para que a intenção de suicídio seja percebida, identificada e combatida é necessária proximidade, atenção, preocupação. E para que as pessoas se abram, elas precisam encontrar um local seguro e confiável.  

Por isso… não viva isso somente no Mês “SETEMBRO AMARELO”, essa luta nunca deve terminar.

 

Luta diária

Luta diária

Continue acompanhando nossas publicações …

 

Para ver o artigo anterior acesse nossa postagem Clicando Aqui.

Bibliografia.

Suicídio pode ser prevenido. Saiba como ajudar… 
Disponível em:< https://www.blog.saude.gov.br/hdul3f>.
Acessado em: 11 de Setembro de 2018.

Escrito por: Enfª Gabriela de Castro Rodriguês Soares

por marcos galindo

Deixe uma resposta