OSTOMIA
Uma ostomia, ou estoma, é uma abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal. Os tipos mais comuns de ostomia conectam o intestino delgado (ileostomia) ou o intestino grosso (colostomia) à parede abdominal. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes.

 

RAZÕES PARA CONFECÇÃO DE UMA OSTOMIA
– Câncer
– Trauma
– Doença inflamatória intestinal (DII), como doença de Crohn ou colite ulcerativa.
– Obstrução intestinal
– Infecção
– Incontinência fecal

 

TIPOS DE OSTOMIA
– Ileostomia: Conecta o segmento terminal do intestino delgado (íleo) à parede abdominal.
– Colostomia: Conecta uma parte do cólon (intestino grosso) à parede abdominal.
– Ostomia temporária: é uma ostomia que pode ser removida cirurgicamente em um momento posterior. Geralmente é feito a partir do intestino delgado (ileostomia). Ela evita a passagem das fezes nos segmentos posteriores à ostomia. E é criada para permitir que os segmentos intestinais que não estão recebendo fezes cicatrizem após uma cirurgia, ou ocorra melhora de uma doença como a doença diverticular ou a doença de Crohn.
– Estomia permanente: é uma ostomia utilizada quando partes do reto, ânus e cólon foram removidas devido a doença ou tratamento de uma doença. Geralmente é feito a partir do intestino grosso (colostomia). Também pode ser feito quando os músculos que controlam a continência das fezes são removidos ou não funcionam mais adequadamente.

 

A BOLSA DE OSTOMIA
Depois que uma ostomia é criada, os movimentos intestinais ocorrem através da abertura na parede abdominal ou no estoma. O aparelho para ostomia consiste em uma placa e uma bolsa. A placa adere à parede abdominal com adesivo. A bolsa fica acoplada a placa, e recebe as fezes. A bolsa é descartável e esvaziada ou substituída conforme necessário. Este sistema é seguro, livre de odores e os acidentes são incomuns.

 

AVALIAÇÃO PARA CONFECÇÃO DE UMA OSTOMIA
Antes da cirurgia, o seu cirurgião irá examinar o seu abdomen, para definir um local adequado na sua parede abdominal para a confecção do estoma. Uma ostomia é melhor colocada em uma parte plana da frente do abdômen, que facilite a sua visualização pelo paciente. Uma colostomia é geralmente colocada à esquerda do umbigo, e uma ileostomia à direita.

 

Fonte: digestiva