cuidados no pós

Você será ensinado a usar a bolsa de ostomia por um enfermeiro ou/e seu cirurgião. Os médicos e enfermeiros irão trabalhar com você sobre quaisquer mudanças necessárias em sua dieta.
A frequência e o volume das evacuações variam de pessoa para pessoa. Os movimentos intestinais dependerão de quantas vezes você ia ao banheiro antes da cirurgia, do tipo de ostomia que foi confeccionada, do tipo de cirurgia que foi realizada e de seus hábitos alimentares.

 

RESTRIÇÕES ALIMENTARES
Dependendo do tipo de ostomia, pode ser necessário alterar o que você come para controlar o número e a consistência dos movimentos intestinais. Você aprenderá a monitorar o efeito da comida na função da ostomia. Após um período, muitos pacientes conseguem introduzir lentamente os alimentos de volta em suas dietas. No controle dos movimentos intestinais, auxilia mastigar bem os alimentos, ingerir muitos líquidos e evitar alguns alimentos ricos em fibras, como vegetais de folhas verdes. Após a recuperação da cirurgia, a maioria dos pacientes não tem limitações alimentares.

 

RESTRIÇÕES FÍSICAS
Todas as atividades, incluindo atividades físicas e esportes recreativos, podem ser retomadas após a conclusão da cirurgia. Figuras públicas, artistas famosos e até atletas profissionais têm ostomias que não limitam suas atividades.
A maioria dos pacientes com ostomias consegue retomar sua atividade sexual habitual. Alguns pacientes temem que seu parceiro sexual não os ache atraentes devido à bolsa de ostomia. Essa mudança na imagem corporal pode ser superada. Um forte relacionamento, tempo, paciência e grupos de apoio ajudam a resolver esses problemas.

 

AS PESSOAS SABERÃO QUE TENHO UMA OSTOMIA?
A menos que você diga a alguém, eles não saberão que você tem uma ostomia. Uma ostomia é facilmente escondida pela maioria das roupas. Você provavelmente conheceu pessoas com uma ostomia e não percebeu isso.

 

PROGNÓSTICO PÓS-OSTOMIA
Uma ostomia pode apresentar complicações. No início, pode levar algum tempo para que um paciente se ajuste como o seu intestino vai funcionar com a ostomia. Durante esse tempo, acidentes ou vazamentos da bolsa podem acontecer. Após a fase de adaptação, os problemas mais comuns, como a irritação da pele em torno da ostomia, são facilmente tratados. Grandes mudanças no peso, tanto a perda ou ganho, podem afetar como a ostomia fica em posicionada no abdômen. Algumas pessoas podem desenvolver uma hérnia (enfraquecimento da parede abdominal em torno da ostomia) ou prolapso (uma protrusão do intestino). Esses problemas requerem cirurgia, mas a indicação é se somente causarem sintomas importantes.
Viver com uma ostomia requer um período de aprendizado e adaptação. O seu coloproctologista e a equipe de enfermagem fornecerão a assistência e apoio necessários. Com um pouco de tempo, você descobrirá maneiras de viver uma vida ativa e plena com uma ostomia.

 

Fonte: digestiva