Automedicação

Automedicacao

Quando ocorre a automedicação

A automedicação ocorre quando o indivíduo decide se medicar por decisão própria ou indicação de outro indivíduo (familiar, amigo…) sem habilitação de instruir esse uso, com intenção do tratamento terapêutico mediante a percepção de sintomas sem que haja a avaliação de um profissional da saúde.

Automedicação não diz somente a respeito da medicação para alívio de sintomas e possuir “cura”, mas está relacionado também a busca do bem estar físico ou emocional.

A quantidade e qualidade da propaganda que existe hoje acerca dos benefícios que as medicações são capazes de trazer causam a falsa ilusão de que seus problemas estão resolvidos, incentivando assim o uso exacerbado de medicações.  Também há a facilidade e conforto da compra online, por telefone, entrega rápida. A opção da automedicação se torna muito mais atraente do que agendamento médico e até mesmo o aguardo pelo atendimento já agendado.

Para maior controle, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conseguiu promover a venda controlada de Antibióticos, sendo mesma autorizada somente mediante Receituário médico, visando o combate a cepas de Microorganismos resistentes devido ao uso indevido da medicação; porém vemos ainda hoje essa nova norma ser burlada, por isso deve-se ter conhecimento e entendimento do risco da automedicação por antibióticos.

Anti-inflamatórios

Mas… o uso de Anti-inflamatórios tomou o lugar cativo na automedicação. O uso desta classe de medicamentos tem se dado para obtenção de alívio desde dor de garganta a dor de cabeça. O uso dessa medicação de forma indevida pode ocasionar retenção de sódio e água, aumentando a Pressão Arterial, causando problemas renais e cardíacos, pode causar contração de vasos sanguíneos e tornar-se lesivo ao fígado e ainda provocar problemas gastrointestinais. Mas não só os anti-inflamatórios são prejudiciais, medicações de venda livre que são consumidos sem controle podem mascarar sintomas que alertam sinais de alerta de que algo está errado em nosso corpo, exemplo antitérmicos que disfarçam o sintoma de uma possível infecção ou inflamação.

TODO MEDICAMENTO utilizado sem indicação correta e com posologia errada podem ocasionar efeitos colaterais e trazer danos à saúde, inclusive INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA.

É necessário que tenhamos a consciência de que a nossa saúde é valiosa, termos pleno entendimento dos RISCOS da Automedicação e nos negarmos a oferecer esse risco a nós mesmos. O melhor atendimento e indicação medicamentosa se dará por profissional de Saúde capacitado.

NÃO ARRISQUE.

Seja o maior provedor da sua Saúde.

Continue acompanhando nossas publicações …

 

Para ver o artigo anterior acesse nossa postagem Clicando Aqui.

Bibliografia.

Uso indiscriminado de medicamentos.
Disponível em:<https://www.anvisa.gov.br/propaganda/folder/uso_indiscriminado.pdf.
Acessado em: 10 de Agosto de 2018.

Automedicação: os riscos de uma atitude irresponsável.
Disponível em:< http://www.sbcm.org.br/v2/index.php/artigo/2225-automedicacao-os-riscos-de-uma-atitude-irresponsavel>
Acessado em: 10 de Agosto de 2018.

 

Escrito por: Enfª Gabriela de Castro Rodriguês Soares

por marcos galindo

Deixe uma resposta